Links de Acesso

Namíbia abre consulado no Lubango

  • Teodoro Albano

Ministro namibiano dos negócios estrangeiros, Utoni Nujoma

Ministro namibiano dos negócios estrangeiros, Utoni Nujoma

A Namíbia acaba de abrir o seu segundo consulado honorário em Angola.

A Namíbia acaba de abrir o seu segundo consulado honorário em Angola.

Depois de Onjiva no Cunene coube a vez à cidade do Lubango num acto marcadamente político numa semana em que a Namíbia celebra o 22º aniversário de independência e fez deslocar para Angola o seu chefe da diplomacia, Utoni Nujoma.

O consulado vai responder pelas províncias de Benguela, Kuando-Kubango e Huíla.

O ministro dos negócios estrangeiros da Namíbia, Utoni Nujoma, falou da importância do novo consulado, no estreitamento das relações bilaterais com Angola;

“ As prioridades no programa desse consulado é para coadjuvar os trabalhos da embaixada para promover o comércio e o investimento e fortalecer cada vez mais os laços comerciis entre os nossos dois países e o mais importante servir o povo de Angola e da Namíbia”.

O presidente da associação dos jovens empresários da Huíla, Paulo Gaspar, entende que as comunicações entre os dois países ficarão mais facilitadas;

“ Teremos maior facilidade de comunicação com a República da Namíbia e acima de tudo vamos poder com algum à vontade identificar quem são as pessoas com quem nós podemos nos relacionar na Namíbia e vice-versa e penso também que se vai incrementar desta forma as trocas comerciais entre a Namíbia e Angola”.

O secretário de estado das relações exteriores de Angola, Rui Mangueira, realçou os laços históricos e de irmandade que unem os dois países.

O diplomata disse que o acto traduz a importância que o governo angolano dá as relações bilaterais com a Namíbia;

“ Isso demonstra efectivamente a importância que a Namíbia tem nas relações com Angola. É um país irmão acima de tudo um país vizinho com quem nós podemos contar desde os primórdios da independência da Namíbia também”.

O empresário angolano Elias Piedade Chimuco foi indigitado pelo governo namibiado para dirigir o consulado honorário daquele país no Lubango.

Durante a sua estada no Lubango o ministro dos negócios estrangeiros namibiano Utoni Nujoma visitou a antiga base militar da SWAPO e homenageou os combatentes tombados que jazem no cemitério do Luyovo arredores da capital da Huíla.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG