Links de Acesso

Banca financia pequenos criadores de gado no Namibe


O financiamento deixa dúvidas quanto ao reembolso

Banco do Desenvolvimento de Angola financia com 30 milhões de dólares, os pequenos criadores de gado.

O financiamento, que deixa dúvidas quanto ao seu reembolso, por não ter sido revelada esta componente, enquadra-se no programa integrado de desenvolvimento rural para combate à fome e miséria que grassa no município do Virei e deixa marcas indeléveis no seio das comunidades.

O lançamento com alguma expectativa, no município do Virei, visa apoiar de forma sustentável a actividade dos pequenos pecuaristas e criar riquezas aos autóctones, nos desafios de minorar a fome e sofrimento.

O Director Nacional de Gestão de projecto agro-pecuário e agro-industrial, Pedro Freudenhtal, afecto à empresa que vai proceder à monitorização, descreveu que o projecto contempla lojas para o apoio as comunidades locais, 36 fazendas agro-pecuárias e vai introduzir tecnologia de ponta para melhorar a produção de forragem e água para gado e aumentar a produção do próprio gado.

A componente tecnológica do projecto vai vitalizar a qualidade da reprodução do gado, segundo disse a VOA, o Chefe do Departamento de programas Rurais e Agro-Industriais do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Bonifácio Cessa.

A implementação deste programa integrado do desenvolvimento pecuário, foi testemunhado pelo Vice-governador Alcides Gomes Cabral. Na oportunidade, o governante lançou um apelo, aqueles que têm fazendas agrícolas e pecuárias “nas terras do carneiro”, município do Virei a juntar-se ao projecto.

Alcides Gomes Cabral disse que "ganhamos todos neste projecto, Governo, criadores de gado e autóctones", porque vai permitir a renovação de animais e o excedente vai para o matadouro produzir riquezas para a população.

Até ao acto, já tinham sido seleccionados 36 pequenos pecuaristas que deverão beneficiar deste projecto que segundo autoridades governamentais da província, vai trazer emprego, desenvolvimento e mais-valia na melhoria das condições sociais daquela população essencialmente criadora de animais.

XS
SM
MD
LG