Links de Acesso

Água: Um líquido cada vez mais precioso


Mais de mil e 200 milhões de pessoas estão a viver em zonas onde se verifica escassez de água.

À medida que a população mundial aumenta cresce igualmente a necessidade de água potável. De acordo com o Worldwatch Institute a crescente procura de energia e as alterações climáticas poderão levar à escassez de água nalgumas zonas.

A Worldwatch afirma que milhares de milhões de pessoas já estão a debater-se com falta de água.

A porta-voz daquela organização, Supriya Kumar, afirma que a situação só tende a agravar-se à medida que a população mundial aumenta: “Mais de mil e 200 milhões de pessoas estão a viver em zonas onde se verifica escassez de água e cerca de mil e 600 milhões debatem-se com problemas económicos por causa dessa realidade. À medida que a nossa população continua a crescer só haverá mais problemas. Teremos que tomar medidas drásticas para garantir que as populações tenham acesso à água”.

Segundo Kumar as medidas para fazer frente aquela situação podem ser tomadas aos níveis local, regional e nacional: “A nível local poderíamos investir mais na recolha de água, em modos de melhor reutilizar a água que está a ser desperdiçada, tratando-a e usando-a na agricultura e na indústria.”

Ao nível nacional o Worldwatch Institute recomenda que os governos desenvolvam melhores políticas hídricas que poderiam incluir menos subsídios: “Por exemplo na Índia, muitos agricultores dispõem de subsídios que lhes garante o uso de electricidade 24 horas por dia sem custos. Isso faz com que eles estejam constantemente a bombear a água desperdiçando o precioso líquido”.

Aquela organização refere ainda que globalmente 70% da utilização da água é gasta na agricultura, 19% na i8ndustria e 11% em gastos municipais. Entre os maiores consumidores estão a Índia, a China e os Estados Unidos.
XS
SM
MD
LG