Links de Acesso

Trump recua e acusa "os dois lados" pela violência em Charlottesville

  • Redacção VOA

Donald Trump fala com jornalistas em Nova Iorque

Presidente americano é criticado pelos próprios republicanos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 15, em Nova Iorque, que ambos os lados foram culpados pelos confrontos na Virgínia durante o fim de semana e acrescentou que os manifestantes de esquerda atacaram violentamente os nacionalistas brancos que participavam de um protesto.

Com esta declaração, Trump recuou no discurso que fez na segunda-feira, em que apontou o dedo aos grupos de direita.

O Presidente foi fortemente criticado pelos seus comentários iniciais culpando "todos os lados" pela violência em Charlottesville.

"Eles foram uns contra os outros ... era uma coisa horrível de assistir", disse o Presidente a jornalistas em resposta a perguntas no lobby da Trump Tower, antes de acrescentar que os manifestantes de esquerda "atacaram violentamente o outro grupo".

Donald Trump insistiu que nem todos os factos são conhecidos após a manifestação de grupos de extrema-direita que se tornou violenta na Virgínia.

Trump vem enfrentando uma avalanche de críticas de democratas e de membros do seu próprio Partido Republicano devido à sua resposta inicial aos episódios de violência de sábado em torno da manifestação em Charlottesville.

Trump criticado por republicanos

O problema surgiu depois que centenas de nacionalistas brancos convergiram em Charlottesville para protestar contra planos de remover uma estátua do general Robert E. Lee, comandante do Exército confederado pró-escravidão na Guerra Civil.

Na sequência dos conflitos e dos posicionamentos do Presidente, seis líderes empresariais abandonaram um conselho de assessorial de Trump.

O líder da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, e vários senadores assumiram posições diferentes das do Presidente Trump.

Ryan disse que os grupos da extrema direita e os supremacistas brancos não têm lugar nos Estados Unidos e que a responsabilidade não é dos dois lados.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG