Links de Acesso

Trump informa ao líder palestiniano que vai mudar a embaixada americana para Jerusalém


Mahmoud Abbas e Donald Trump
Mahmoud Abbas e Donald Trump

Mahmoud Abbas e ministro jordaniano das Relações Exteriores alertam para "consequências graves"

O porta-voz do Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, confirmou que o seu homólogo, Donald Trump, comunicou-lhe a sua intenção em transferir a embaixada dos Estados Unidos em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Na conversa entre os dois líderes nesta terça-feira, 5, Abbas advertiu o Presidente americano que a sua iniciativa vai ter "consequências perigosas".

Segundo a Casa Branca, além de conversar com Abbas, Trump também falou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Rei da Jordânia, Abdullah II.

O alerta de Abbas soma-se a uma série de reacções do mundo muçulmano, que teme que a decisão de Trump possa minar ainda mais os esforços de paz entre israelitas e paletinianos.

A Jordânia advertiu também os Estados Unidos para "as graves consequências" de um eventual reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, anunciou o ministério das Relações Exteriores jordaniano.

“Essa decisão fomentará a violência e não contribuirá para o processo de paz", sublinhou o país, que é guardiã dos lugares santos muçulmanos de Jerusalém.

A posição jordaniana foi comunicada pelo chefe da diplomacia, Ayman Safadi, ao seu homólogo americano Rex Tillerson.

XS
SM
MD
LG