Links de Acesso

Moçambique, Malawi, Zâmbia e Suazilândia instados a erradicar casamentos prematuros


adolescente, Inhambane, Mocambique.
adolescente, Inhambane, Mocambique.

ONG americana Visão Mundial lança campanha regional.

A organização não-governamental americana Visão Mundial lançou nesta quarta-feira, 30, em Joanesburgo, uma campanha contra a violência contra a criança na região da África Austral, da qual Moçambique faz parte.

O director regional das operações daquela organização, Jean-Claude Mukadi, disse que a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) tem um grande número de casos de crianças envolvidas em trabalho infantil.

Moçambique, Malawi, Zâmbia e Suazilândia instados a erradicar casamentos prematuros
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

Além disso, a SADC debate-se com muitos casos de casamentos prematuros.

Em Moçambique, por exemplo, cerca de seis milhões de raparigas menores de idade estão vulneráveis ao fenómeno.

Na ocasião, a deputada moçambicana Antónia Charre reconheceu que a situação de casamentos prematuros é muito grave no seu país, sobretudo nas famílias vulneráveis, vivendo nas zonas rurais de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Charre disse que a guerra sem quartel para libertar a rapariga já começou, tendo na liderança o presidente Filipe Nyusi.

Para a Visão Mundial, Moçambique tem boa legislação, mas carece de implementação prática e monitoria no terreno, pelo que a organização duvida do sucesso dessa luta, nos próximos cinco ou 10 anos.

Uma activista social e parlamentar do Malawi, pais com maior registo de casamentos prematuros na região seguido por Moçambique, disse que a protecção da criança deve ser assunto de campanhas eleitorais dos políticos com dados, prazos e prestação de contas quando chegarem ao poder.

Para a Rainha do Lesotho, que procedeu ao lançamento da campanha, os africanos consideram a criança como tesouro do futuro e por isso deve ser protegida a todo o custo.

A Visão Mundial promete trabalhar com Moçambique, Malawi, Zâmbia e Suazilândia no combate a casamentos prematuros, enquanto noutros países da região vai lidar basicamente com o trabalho infantil.

XS
SM
MD
LG