Links de Acesso

Parque Nacional de Gorongosa quer travar casamentos prematuros


Imagem ilustrativa de uma boneca para bolos de noiva

Isaura Nyusi, madrinha do programa, adverte as raparigas para priorizarem os estudos.

O Parque Nacional da Gorongosa lançou, esta semana, um programa que combina a conservação da natureza e o desenvolvimento humano, denominado Clubes de Raparigas, visando fundamentalmente combater casamentos e gravidezes precoces.

O Administrador do Parque, Mateus Muthemba, disse que as mulheres analfabetas têm poucas oportunidades de emprego. Esse foi um dos argumentos que levaram o Parque a lançar os Clubes de Raparigas.

Muthemba disse que naquele complexo ecológico, a conservação da natureza e o desenvolvimento humano estão de mãos dadas e merecem igual atenção e importância, são interdependentes.

A esposa do presidente de Moçambique, Isaura Nyusi, madrinha do programa, advertiu as raparigas para priorizarem os estudos.

Acompanhe a reportagem:

A educação é um dos aspectos importantes deste programa, tendo em conta que 71 por cento das mulheres moçambicanas são analfabetas. Em zonas rurais, como as que estão ao redor do Parque nacional da Gorongosa, a taxa atinge 81 por cento. O Parque Nacional da Gorongosa localiza-se em Sofala, centro de Moçambique.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG