Links de Acesso

Líder interino da Venezuela convoca protestos


Juan Guaido no Equador

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaido, convocou o povo do seu país a ir às ruas, nesta segunda-feira, 4, para coincidir com seu regresso, no final de visitas a aliados latino-americanos.

“Anuncio o meu regresso país. Convoco o povo venezuelano a se mobilizar por todo o país amanhã às 11horas", escreveu Guaido no Twitter.

Guaido, reconhecido pelos EUA e outros 50 países como líder interino, dirige a Assembleia Nacional da Venezuela.

Ele recorreu à constituição para declarar a liderança do presidente Nicolas Maduro ilegítima, por causa da fraude eleitoral e declarar-se presidente interino.

Mais pressão para afastar Maduro

Guaido esteve no Equador, no sábado, como parte de uma digressão por países latino-americanos, destinada a aumentar a pressão para a demissão de Maduro.

Na semana passada, reuniu-se com o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence, e outros líderes regionais, e visitou o Brasil e o Paraguai.

Os Estados Unidos aumentaram a sua pressão sobre a Venezuela, na sexta-feira, impondo sanções a seis altos funcionários de segurança, além de revogar os vistos de dezenas de outros altos funcionários.

O governo de Trump disse que as sanções são uma resposta às autoridades militares venezuelanas, que no último fim-de-semana bloquearam um esforço apoiado pela oposição para trazer comida para o país.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG