Links de Acesso

Impacto económico do coronavírus faz-se sentir em Angola


O impacto económico da epidemia do novo coronavírus começa a fazer sentir-se em Angola devido às restrições a viagens de pessoas provenientes da China e às proprias limitações da produção naquele país causadas pela doença.

O empresário do ramo da cosntrução civil, Vando Matias, afirma que no seu ramo de negócios os preços de materiais já aumentaram duas ou três vezes.

O empresário alerta que a proibição de viagens a Angola de pessoas de diversos paises poderá levar ao atraso ou mesmo ao cancelamento de “certas iniciativas empresariais que terão um impacto na nossa economia”.

Matias diz que o aumento dos preços devido às restrições causadas pela epidemia já estão a ocorrer e isso irá afectar os consumidores.

“O setor da construção já está muito afetado porque a matéria-prima que é importada maioritariamente da China já está com os preços duplicados ou triplicados”, denunciou.

O economista Horácio Rodrigues fez notar que Angola depende de muitas importações da China “o maior exportador para África e quiçá para todo o mundo” pelo que as restrições “afetam e em muito” a economia angolana.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG