Links de Acesso

Cabo Verde com caso suspeito de coronavírus


Cidade do Mindelo

O ministro da Saúde de Cabo Verde confirmou nesta segunda-feira, 2, a existência de um caso suspeito de coronavirus, cuja pessoa foi internada, enquanto se aguardam os resultados dos exames.

A informação foi avançada por Arlindo do Rosário horas depois do escritor Germano Almeida ter confirmado à agência cabo-verdiana de notícias, Inforpress, estar em quarentena voluntária em casa e seguido por autoridades, após ter regressado de Portugal, onde participou num evento no qual esteve presente o escritor chileno, Luíz Sepúlveda e esposa, ambos com coronavirus, como se soube depois.

“Dentro dos critérios clínicos, esse indivíduo, de nacionalidade cabo-verdiana, tem apresentado um quadro de infecção respiratória leve. Em termos epidemiológicos, tem histórico de ter estado num evento em Portugal, onde veio a se registar um caso já confirmado de infeção por coronavírus. Assim sendo, tendo em conta que reuniu os critérios clínicos e epidemiológicos para ser considerado um caso suspeito, o serviço nacional de saúde tomou as devidas previdências e neste momento está internado, já fez uma bateria de exames, inclusivamente já foi feita a recolha de material para análise de virologia, e vamos aguardar a evolução”, revelou o ministro da Saúde em São Vicente.

O coronavírus (COVID-19) já é uma pandemia?
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00

Sem avançar o nome da pessoa, Arlindo do Rosário acrescentou que se encontra estável.

Por seu lado, o delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, corroborou que “o suspeito foi internado, foi comunicado a todos os familiares que estiveram em contato com ele e neste momento estão em quarentena domiciliar e a seguir todas as indicações da delegacia”.

Desconhece-se se são dois casos ou apenas um.

Os testes para confirmar ou descartar o coronavirus são feitos em Dakar, no Senegal.

As autoridades cabo-verdianas têm acompanhado de peroe com quarentena em casa os passegeiros que chegam de países com coronavirus.

Os recentes casos positivos registados em Portugal e Senegal, dois países com contatos e ligações aéreas diárias, com o arquipélago aumentaram ainda o nível de alerta.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG