O secretário geral da ONU António Guterres adiou a sua viagem à Argélia onde deveria participar na cimeira da Liga Árabe para se concentrar em esforços para revalidar o acordo para a exportação de cereais da Ucrânia.
O porta-voz da ONU Stephane Dujarric disse que Guterrres continua envolvido em intensos contactos que têm como objectivo pôr termo à decisão da Rússia de suspender a sua participação no acordo para a exportação de cereais e fertilizantes
A Rússia suspendeu a sua participação depois de ter acusado a Ucrânia de levar a cabo um ataque com drones contra a sua frota naval na Crimeia.
A Rússia disse que uma análise de destroços dos drones indica que estavam equipados com instrumentos de navegação canadianos.
A NATO, por seu lado, apelou também à Rússia para renovar o acordo acusando Moscovo de usar os cereais como arma .
O president ucraniano Volodomyr Zelensky acusou a Rússia de tentar criar uma fome articial nos paises em desenvolvimento.
Na frente de combate a Rússia disse ter repelido ataques ucrnanianos nas zonas Kharkiv, Kherson e Luhansk enquanto a Ucrânia disse ter repelido ataques russos na zona de Bakhmut na região de Donetsk.
Fórum