Links de Acesso

Facebook e Reddit eliminam grupos neo-nazistas das suas plataformas


Eles prometem afastar quem promova ódio e racismo

O Facebook e Reddit retiraram das suas plataformas grupos que promoviam ideias neonazistas, após receberem uma série de denúncias, na sequência da onda de violência registada em Charllotesville, no Estado americano de Virgínia, no passado fim de semana.

Tanto a rede social como o fórum de discussão confirmaram a acção ao site “Cnet”.

O Facebook excluiu oito páginas por considerar que elas disseminavam discurso de ódio, o que violava suas políticas de comunidade: Red Winged Knight, Awakening Red Pill, Genuine Donald Trump, White Nationalists United, Right Wing Death Squad, Awakened Masses, Vanguard America e Physical Removal.

Esta última também entrou na mira do Reddit, após ser denunciada constantemente durante por usuários da plataforma de discussão.

A comunidade tinha posts em que os participantes não só exaltavam ideias da supremacia branca como também celebravam a violência na cidade do estado norte-americano de Virgínia.

“Nós somos muito claros nos nossos termos de serviço, e quem publicar conteúdos que incitem a violência será eliminado do Reddit”, disse um porta-voz do Reddit.

O Facebook já havia começado a lutar contra o uso de grupos da extrema-direita na sua plataforma.

A rede social começou a eliminar posts de um site que ofendia uma mulher morta após ser atropelada por um militante neonazista durante os protestos em Charlottesville.

O post do site “The Daily Stormer” dizia que Heather Heyer, a mulher morta, é “uma gorda e sem filhos”.

Refira-se que o condutor do carro que a atingiu é o simpatizante neonazista, James Alex Fields Jr., de 19 anos, que foi preso sob acusação de homicídio em segundo grau.

Estado de Emergência: Violência em manifestação de grupo de supremacistas brancos em Virgínia
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00

XS
SM
MD
LG