Links de Acesso

Departamento de Estado reúne com a União Africana


Carlos dos Santos, Embaixador de Moçambique nos EUA

Embaixador moçambicano diz que o encontro vai fortalecer a cooperação.

O Departamento de Estado realiza hoje, 16, em Washington DC, o V Diálogo Anual de Alto Nível Estados Unidos - União Africana, com o foco, entre outros, no fortalecimento da democracia, crescimento económico, paz e segurança.

Departamento de Estado reúne com a União Africana
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:58 0:00

“São matérias de grande importância para o continente africano, que têm sido discutidas na União Africana, e o nosso país tem estado a debater”, diz o embaixador de Moçambique em Washington, Carlos dos Santos, que representa o seu país.

Para Carlos dos Santos, este primeiro encontro da Administração de Donald Trump com membros da União Africana, vai ajudar a fortalecer a cooperação já em curso com os Estados Unidos.

Trump, que venceu as eleições de 8 Novembro de 2016, tomou posse a 20 de Janeiro deste ano.

“Nós a Compreendemos o ambiente político que se vive aqui e outros desafios internacionais (…) pensamos que a administração em momento próprio vai prestar maior atenção ao continente africano, e penso que este é o começo para continuar uma cooperação profícua com África.

Estados Unidos é o maior doador bilateral de Moçambique. A página do Departamento de Estado indica que o país disponibiliza anualmente mais de 400 milhões de dólares para a assistência. As áreas de intervenção incluem o fortalecimento da democracia, transparência, governação inclusiva, saúde, educação e educação.

Os investimentos americanos em Moçambique incluem a indústria extractiva.

Carlos Santos diz que um dos desafios de Moçambique é explorar melhor as oportunidades de exportação para os Estados Unidos, através do AGOA, a lei que ajuda os países africanos a colocar os seus produtos no mercado americano.

“Não aproveitamos devidamente agora, mas prevemos um futuro melhor para esta relação comercial com os Estados Unidos,”diz.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG