Links de Acesso

Departamento de Estado reúne com a União Africana

Carlos dos Santos, Embaixador de Moçambique nos EUA
Carlos dos Santos, Embaixador de Moçambique nos EUA

Embaixador moçambicano diz que o encontro vai fortalecer a cooperação.

O Departamento de Estado realiza hoje, 16, em Washington DC, o V Diálogo Anual de Alto Nível Estados Unidos - União Africana, com o foco, entre outros, no fortalecimento da democracia, crescimento económico, paz e segurança.

Departamento de Estado reúne com a União Africana
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:58 0:00

“São matérias de grande importância para o continente africano, que têm sido discutidas na União Africana, e o nosso país tem estado a debater”, diz o embaixador de Moçambique em Washington, Carlos dos Santos, que representa o seu país.

Para Carlos dos Santos, este primeiro encontro da Administração de Donald Trump com membros da União Africana, vai ajudar a fortalecer a cooperação já em curso com os Estados Unidos.

Trump, que venceu as eleições de 8 Novembro de 2016, tomou posse a 20 de Janeiro deste ano.

“Nós a Compreendemos o ambiente político que se vive aqui e outros desafios internacionais (…) pensamos que a administração em momento próprio vai prestar maior atenção ao continente africano, e penso que este é o começo para continuar uma cooperação profícua com África.

Estados Unidos é o maior doador bilateral de Moçambique. A página do Departamento de Estado indica que o país disponibiliza anualmente mais de 400 milhões de dólares para a assistência. As áreas de intervenção incluem o fortalecimento da democracia, transparência, governação inclusiva, saúde, educação e educação.

Os investimentos americanos em Moçambique incluem a indústria extractiva.

Carlos Santos diz que um dos desafios de Moçambique é explorar melhor as oportunidades de exportação para os Estados Unidos, através do AGOA, a lei que ajuda os países africanos a colocar os seus produtos no mercado americano.

“Não aproveitamos devidamente agora, mas prevemos um futuro melhor para esta relação comercial com os Estados Unidos,”diz.

This item is part of
XS
SM
MD
LG