Links de Acesso

Angola: Helicóptero da CNE despenha-se no Moxico


Um eleitor descarrega o voto numa urna, em Luanda. 23 de Agosto, 2017. Angola
Um eleitor descarrega o voto numa urna, em Luanda. 23 de Agosto, 2017. Angola

Um helicóptero ao serviço da Comissão Nacional Eleitoral, despenhou-se na tarde desta quarta-feira (23), no município do Alto Zambeze, província do Moxico.

Não foram registadas vítimas humanas, mas danos materiais incalculáveis no aparelho.

Testemunha contactadas pela VOA, apontam o mau tempo como causa do acidente, ocorrido quando aeronave regressava à capital da província, Luena, após o depósito de material eleitoral em assembleias de votos localizadas em zonas de difícil acesso.

‘Por razões climatéricas algumas aeronaves não conseguiram chegar a tempo as zonas de difícil acesso. Do acidente não ouve extravios nem vitimas humanas’ disse Baltazar da Costa, director provincial da CNE.

Este incidente condicionou abertura de novo assembleias de voto tendo deixado perto de 800 eleitores sem exercer o direito de voto.

‘Queremos tranquilizar estas populações que a situação está a ser resolvida ao nível das estruturas centrais ’ garantiu o responsável provincial da CNE.
Por sua vez a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral afirma "que as comissões provinciais devem mobilizar os meios e os eleitores destas mesmas assembleias para a votação no sábado".

A par do Moxico, Benguela e Luanda Norte também foram registadas assembleias fechadas alegadamente por razões climatéricas, perfazendo um total de mais de 1300 eleitores por votar.

XS
SM
MD
LG