Links de Acesso

América dividida sobre proibição de entrada de cidadãos de sete países


Muçulmanos protestam contra decreto presidencial
Muçulmanos protestam contra decreto presidencial

Maioria contra preferência religiosa.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 31, pela Reuters/Ipsos revela que 49 por cento dos adultos americanos concordam "fortemente" ou "um pouco" com o decreto de Donald Trump que suspende a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos Estados Unidos.

Entretanto, 41 por cento discordam "fortemente" ou "um pouco" e outros 10 por cento disseram não ter uma resposta.

O estudo feito na segunda e terça-feira revelou ainda que cerca de 53 por cento dos democratas afirmam estar "totalmente em desacordo" com a acção de Trump, enquanto 51 por cento dos republicanos dizam estar "totalmente de acordo".

A pesquisa Reuters/Ipsos mostra que 31 por cento dos norte-americanos se sentem "mais seguros" por causa da proibição, em comparação com 26 por cento que dizem sentir-se "menos seguros".

Sem preferências religiosas

Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 38 por cento afirmam sentir que os Estados Unidos dão "um bom exemplo" de como enfrentar melhor o terrorismo, enquanto 41 por cento acreditam que o país está a dar "um mau exemplo".

A maioria dos americanos, no entanto, não pensa que o país deve mostrar uma preferência por refugiados cristãos, como Trump sugeriu.

Cerca de 56 por cento, incluindo 72 por cento dos democratas e 45 por cento dos republicanos, discordam que o país deva "acolher os refugiados cristãos, mas não os muçulmanos".

A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada online em inglês em todos os 50 Estados norte-americanos junto de 1.201 pessoas, incluindo 453 democratas e 478 republicanos.

A margem de erro é de três pontos percentuais.

XS
SM
MD
LG