Links de Acesso

Trump preserva protecções a homossexuais, bissexuais e transgéneros que trabalham para o Governo

  • Redacção VOA

Nota da Casa Branca assegura decreto assinado por Obama em 2014

Medida vai contra muitos republicanos

O Presidente americano rompeu com a postura tradicional do seu partido no tocante aos direitos dos homossexuais e prometeu nesta terça-feira, 31, preservar as protecções a homossexuais, bissexuais e transgéneros que trabalham para prestadores de serviços do Governo.

Em comunicado, a Casa Branca disse que Donald Trump irá manter em vigor um decreto presidencial assinado em 2014 pelo seu antecessor democrata, Barack Obama.

"O Presidente tem orgulho de ter sido o primeiro indicado do Partido (Republicano) a mencionar a comunidade LGBT no seu discurso de aceitação da candidatura, prometendo então proteger a comunidade da violência e da opressão", disse a Casa Branca.

A medida coloca Trump em choque com muitos dos seus correligionários que combatemas as protecções de direitos civis baseadas em orientação sexual e género.

A Human Rights Campaign, maior organização de direitos civis de homessexuais, bissexuais e transgéneros do país, disse que ainda não se sabe como Trump irá lidar com a discriminação mais ampla contra a comunidade.

"Refugiados, imigrantes, muçulmanos e mulheres LGBT estão assustados hoje, e com muita razão. Donald Trump não fez nada além de minar a igualdade desde que pôs os pés na Casa Branca", disse o Presidente do grupo, Chad Griffin, em comunicado.

XS
SM
MD
LG