Links de Acesso

Kim Jong-Il: Excêntrico e misterioso


Kim Jong-Il: Excêntrico e misterioso
Kim Jong-Il: Excêntrico e misterioso

Pequeno e rotundo,usando sapatos de tacão alto , óculos de grande dimensão e ostentando um penteado bizarro, Kim Jong il transformou-se no esteriotipo de Hollywood como ditador pós guerra fria.

Kim Jong-Il, que esteve à frente dos destinos da Coreia do Norte durante 17 anos, levou o país à beira do colapso, isolou os opositores em “gulags” e tornou o país numa potência nuclear. O excêntrico ditador agora falecido mantinha no entanto uma aura de mistério.

Conhecido com “estimado líder” pelo seu povo, Kim Jong-Il era o filho do fundador da Coreia do Norte Kim Il-sung e permanece de facto uma figura um tanto ou quanto misteriosa. Na verdade pouco se sabe acerca da sua verdadeira idade ou do seu local de nascimento.

Os norte-coreanos conheciam-no desde a nascença como o grande sucessor da causa revolucionária e a sua figura transformou-se no maior culto da personalidade no mundo comunista. A sua fotografia encontra-se omnipresente em todas as casas e locais de trabalho norte-coreanos , muitas vezes com legendas louvando o seu trabalho em prol da nação.

Kim Jong Il era também uma fonte de fascínio para os serviços secretos ocidentais e a CIA chegou a entrevistar a sua amante e contratou psicoanalistas para tentar compreendê-lo.

Pequeno e rotundo,usando sapatos de tacão alto , óculos de grande dimensão e ostentando um penteado bizarro, Kim Jong il transformou-se no esteriotipo de Hollywood como ditador pós guerra fria. O próprio Kim tinha um fascínio muito especial pelo cinema sobretudo pelo cinema americano dos anos 50 e chegou mesmo a ordenar o rapto de uma actriz e de um realizador sul-coreano numa tentativa para criar com uma indústria cinematográfica nacional.

A sua coleção pessoal tem mais de 20 mil filmes com especial destaque para a série de James Bond 007 , o seu favorito.

Contudo raras vezes se deslocou ao estrangeiro e as suas poucas viagens levavam-no invariávelmete à China a bordo do seu comboio particular luxuosamente decorado e com uma garrafeira contendo os melhores vinhos e cognacs franceses no valor de dezenas de milhar de dólares.

Mas, Kim Jong Il ficará talvez mais conhecido pela constância do seu projecto nuclear. Apesar da fome e da miséria a que o seu país ficou votado pela má gestão e desastres naturais, Kim conseguiu finalmente o seu objectivo em 2006 quando fez explodir a sua primeira bomba atómica. Presume-se que a Coreia do Norte disponha de material suficiente para mais uma dezena desses engenhos colocando definitivamente o país no clube restrito das potências nucleares.

XS
SM
MD
LG