Links de Acesso

Angola: PRS ameaça boicotar eleições


Ernesto Mulato, vice presidente da UNITA
Ernesto Mulato, vice presidente da UNITA

PRS e UNITA discordam das leis eleitorais em debate que dizem ser inconstitucionais e destinadas a viciar a votação

O Partido de Renovação Social, PRS, tornou-se no segundo partido da oposição a ameaçar boicotar as eleições parlamentares do próximo ano.

O PRSm afirma haver ilegalidades no pacote de leis eleitorais que vai a debate Terça-feira no Parlamento.

O diploma que comporta três das cinco leis que vão regular as eleições de 2012 é inconstitucional, segundo afirmou Benedito Daniel, Secretário para Assuntos Políticos do PRS.

Os renovadores sociais estão a negociar com a bancada parlamentar do MPLA no sentido de esclarecer as "ilegalidades" contidas nos diplomas eleitorais esperando chegar a um consenso. Mas, de acordo com Benedito Daniel, até agora não houve uma resposta favorável da parte do partido maioritário.

O secretário para os assuntos políticos do PRS afirmou ainda que a sua formação política tomará todas as medidas possíveis para que estas leis sejam impugnadas apelando à assembleia nacional para que seja feito posto um referendo populacional.

Caso não haja consenso sobre a pretensão do PRS, Benedito Daniel o PRS poderá desistir das próximas eleições .

Anteriormente o vice presidente da UNITA Ernesto Mulato tinha aventado a hipótese do seu partido tambem não participar nas eleiçoes.

Falando no programa da Voz da America "Angola, Fala Só" Mulato disse que os preparativos para as eleições estavam aser "viciados" pelo que o seu partido poderá boicota-las. Nao foi contudo tomada ainda qualquer decisão nesse sentido

Ouça a reportagem do Agostinho Gayeta.

XS
SM
MD
LG