Links de Acesso

UNITA exige referendo sobre Cabinda


UNITA exige referendo sobre Cabinda
UNITA exige referendo sobre Cabinda

Contestatários de Cabinda dizem que Memorando de 2006 não melhorou vida das populações nem pacificou o enclave

Na comemoração do 5 aniversário da assinatura do Memorando de entendimento para a paz em Cabinda, a UNITA considera o referendo como a única saída para a falta de legitimidade e exclusão.

José de Gringo Júnior, secretário da Unida em Cabinda disse que o memorando de entendimento para além de não ter pacificado a província não trouxe melhorias na vida das populações.

O Memorando foi rubricado em 2006, , pelo então ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, pela parte do Governo, e pelo líder do Fórum Cabindês para o Diálogo, António Bento Bembe.

O documento previa, entre outras, a atribuição de um estatuto especial para o enclave, na base do respeito à Lei Constitucional e demais legislação em vigor na República de Angola.

Consubstanciava-se também na aprovação de uma Lei de Amnistia, cessação das hostilidades, desmilitarização das forças militares sob a autoridade do Fórum Cabindês para o Diálogo e a adequação do dispositivo das Forças Armadas Angolanas na região militar de Cabinda.

XS
SM
MD
LG