Links de Acesso

José Mourinho: A face escondida do "especial"


Turkey's prime minister has given a "final warning" for protesters to leave Istanbul's Taksim Square."
Turkey's prime minister has given a "final warning" for protesters to leave Istanbul's Taksim Square."

Como Mourinho consegue conquistar os jogadores, que nunca o esquecem

12 jan 2011 - Qual é o segredo do "Especial"? José Mourinho, o controverso treinador de futebol do Real Madrid foi esta semana galardoado com o titulo de melhor treinador do mundo de 2010.
Mourinho é Treinador actual do Real Madrid José Mourinho é adorado por muitos, desprezado por outros tantos.
Isto porque para além de ser um treinador de extraordinário sucesso é também um homem que não é conhecido pela sua modéstia.
“Numa escala de valores de um a 10, dou-me a mim próprio 11 valores”, disse ele na semana passada.
José Mourinho que aquando treinador do Chelsea se intitulou ele próprio “o especial” chama sobre si mesmo a constante atenção das câmaras de televisão e dos órgãos de informação em geral pelas suas declarações e pelas suas acções na linha de jogo gesticulando, correndo provocando.
Quem é o conhece bem é Nuno Luz, jornalista desportivo da televisão portuguesa SIC, que acaba de realizar um documentário sobre o treinador que foi galardoado esta semana pela FIFA com o titulo de melhor treinador do ano acompanhou-o no seu dia a dia com os jogadores e como pessoa
Nuno Luz disse que ao contrário da imagem pública Mourinho é uma pessoa simples e amiga que lidera pelo exemplo, sendo o primeiro a chegar ao trabalho, o ultimo a sair
Isto é confirmado pelo antigo internacional português Luís Figo que foi treinado por Mourinho no Inter de Milão. Luís Figo afirmou hoje que José Mourinho é “um grande profissional”, cuja imagem pública “nem sempre corresponde” ao que ele é fora do campo, “uma pessoa acessível e amável”.
Em abono da verdade há que dizer que uma das características de José Mourinho é a disciplina que existe nas suas equipas quer no campo quer fora do campo. Todos se recordam como quando pouco após chegar ao Chelsea expulsou da equipa um jogador romeno que tinha sido detectado com cocaína numa nalise de sangue. O jogador tinha custado ao clube mais de 20 milhos de dólares. Foi para a rua.
Mas os jogadores treinador por José Mourinho parecem não ter qualquer duvida sobre de quem gostam. Didier Drogba do Chelsea foi para as páginas dos jornais britânicos por ter chorado quando soube que Mourinho ia deixar o clube.
Isso ficou bem patente quando na cerimonia de entrega do premio de melhor treinador do ano de 2010, um jogador do Inter – a equipa que ele treinou o ano passado, se levantou para falar antes de se saber quem tinha ganho o premio. O holandês Schnejder disse esperar que fosse Mourinho a ganhar o prémio porque, como disse, ele é mesmo o melhor do mundo. Foi algo que trouxe lágrimas aos olhos do português que depois abraçou membros da sua actual equipa (no Real Madrid) e da sua anterior equipa (o Inter de Milão)
Mas qual é o toque especial do especial para garantir a disciplina e ao mesmo tempo o afecto dos seus jogadores?
Nuno Luz disse á Voz da América que Mourinho é para além de ser treinador, “um amigo e um pai”. “Fala sobre os problemas familiares dos jogadores”, disse Nuno luz que recordou várias ocasiões em que deu a jogadores férias dentro da temporada de futebol.



XS
SM
MD
LG