Links de Acesso

Mais alunos neste ano lectivo em Malanje

  • Isaías Soares

Mais alunos neste ano lectivo em Malanje

Mais alunos neste ano lectivo em Malanje

As provas de selecção de novos alunos do primeiro e segundo ciclos arrancam nos próximos dias.

11 Jan 2011 - O ano lectivo de 2011 em Malanje poderá contar com o ingresso de 175 mil novos alunos anunciou o director interino da Educação, Ciência e Tecnologia, Ananias Gomes.

O responsável adiantou que em vários estabelecimentos de ensino o processo de reconfirmações de matrículas ocorreu em finais do ano transacto.

Ananias Gomes garantiu que as provas de selecção de novos alunos ao primeiro e segundo ciclos arrancam nos próximos dias, logo que terminem as inscrições, em algumas escolas desta capital.

“Para o I e II ciclos esses alunos precisam de fazer uma inscrição, depois teste de selecção, então, aqueles que forem apurados entrarão para o sistema. Depois das matrículas passamos para a fase de seminários. Este ano a nossa previsão aponta para 175 mil crianças a entrarem no sistema”.

O colégio do Quéssua, com uma capacidade instalada para mais de mil alunos, clama por cerca de duas centenas de carteiras para acondicionar novas crianças no presente ano lectivo.

A instituição é pertencente à igreja Metodista Unidade de Angola e o bispo José Quipungo espera pela intervenção de parceiros, de forma a preencher 5 salas de aulas, no colégio do Quéssua.

“Na escola Luz, esses são nomes que o mundo conhece, temos duas salas e temos a escola Amor e Alegria, também com salas disponíveis para podermos albergar o número de alunos que nós podemos receber este ano.", disse.

Prosseguiu que "na escola Amor e Alegria estão a faltar carteiras e cadeiras para podermos apetrechar todas as demais salas. Também lá temos 5 salas, quer dizer, uma vez apetrechadas as salas da escola Amor e Alegria nós teremos espaço suficiente para oferecermos a todos quanto puderem se matricular este ano lectivo”.

O quadro docente no ensino primário e secundários do primeiro ciclo no município de Malanje será reforçado com 200 professores admitidos no concurso público do ano passado e o processo de formação e agregação pedagógica iniciou-se esta segunda-feira.

Os dados sobre os números de professores para o presente ano lectivos e de salas de aulas ainda não foram divulgados, numa época em que dezenas de escolas caíram em consequência das precipitações e dos fortes ventos em toda a província.

XS
SM
MD
LG