Chang ainda pode ser extraditado para os EUA, diz jurista José Machicame

Manuel Chang

Manuel Chang, ex-ministro das Finanças de Moçambique, ainda pode ser extraditado para os Estados Unidos, apesar de ter renunciado à função de deputado, diz o jurista José Machicame.

Your browser doesn’t support HTML5

Chang ainda pode ser extraditado para os EUA, diz jurista José Machicame

Chang está detido desde Dezembro de 2018, na África do Sul, a pedido dos Estados Unidos que o acusam de crimes financeiros ligados ao escândalo das dívidas ocultas de Moçambique, no valor de pelo menos dois mil milhões de dólares americanos.

A renúncia de Chang foi divulgada hoje pela presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, que recentemente foi questionada por ter afirmado que havia sido “relaxada” a sua imunidade.

Your browser doesn’t support HTML5

Armando Guebuza diz que há "poeira" no processo das "dívidas ocultas"

Machicame diz que há fortes possibilidades de Chang seguir para os Estados Unidos, porque houve uma evolução muito substancial na posição das autoridades sul-africanas, relativamente a este processo.

Segundo este jurista, é impossível separar esta renúncia da intenção manifesta por parte de Manuel Chang e da equipa de defesa, de o antigo ministro das Finanças voltar para Moçambique para responder ao processo das dívidas ocultas.

Machicame afirma ter havido, nos últimos dias, um desenvolvimento muito importante, que é a posição do actual ministro sul-africano da Justiça, que deve pender mais para a hipótese de extradição para os Estados Unidos, em contra-ponto com uma anterior posição, que era de repatriá-lo para Moçambique.

Um dos argumentos que o actual ministro sul-africano da Justiça apresenta é de que se Manuel Chang ainda não perdeu a sua imunidade parlamentar, se ele voltar para Moçambique ele não será detido, havendo indícios fortes de práticas ilícitas no âmbito das dívidas ocultas.