Links de Acesso

Tribunal internacional recusa-se a analisar pedido de indemnização de Isabel dos Santos contra Angola


Isabel dos Santos (Foto de Arquivo)
Isabel dos Santos (Foto de Arquivo)

O Tribunal Arbitral de Paris rejeitou analisar um pedido de indemnização de 850 milhões de dólares contra o Governo angolano feito pela companhia associada a Isabel dos Santos, Atlantic Ventures, por alegada quebra de um acordo para construir e operar o porto de Dande.

Isabel dos Santos, reagiu dizendo que a decisão não constitui uma vitória para o Governo de Luanda porque o tribunal tinha-se limitado a declarar não ter competência para decidir sobre o mérito da ação iniciada pela companhia.

Num comunicado, Isabel dos Santos afirmou que a "o Tribunal Arbitral não deu razão ao Estado angolano”.

O tribunal disse não admitir recurso à sua decisão e condenou a companhia a pagar ao Governo angolano 133 milhões de kwanzas (cerca de 232.000 dólares) pelos custos da arbitragem.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos três juízes que analisaram o caso.

A concessão do contrato à empresa tinha sido assinada pelo então Presidente José Eduardo dos Santos, pai de Isabel dos Santos, em Setembro de 2017.

O atual Presidente João Lourenço revogou o decreto em 2018 e Isabel dos Santos, no seu comunicado de hoje, continua a descrever esta medida de ilegal.

O contrato previa também a constituição de uma zona franca numa região que vai desde a foz do rio Dande até próximo do Capolo.

XS
SM
MD
LG