Links de Acesso

Sociedade Mineira do Cuango cede e trabalhadores suspendem greve


Trabalhadores viram exigências satisfeitas

Paralisação começou a 22 de Setembro

Os trabalhadores da Sociedade Mineira do Cuango (SMC), em Angola, suspenderam agreve decretada no passado dia 22 de Setembro depois de a entidade patronal ter anulado a sanção que tinha aplicado ao secretário da comissão sindical,Nélson David Samuhanga.

Trabalhadores do Cuango suspendem greve - 1:10
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:10 0:00

Em declarações à VOA, o sindicalista disse que a direcção da empresa aceitou também negociar o caderno reivindicativo apresentado há já algum tempo pelos trabalhadores, no qual constam muitas outras exigências.

Samuhanga revelou, no entanto, que os trabalhadores pretendem intentar uma acção judicial contra os responsáveis da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) por supostas agressões e ameaças com armas de fogo.

Os mineiros da SMC exigem ainda que sejam dispensados os trabalhadores expatriados em idade de reforma e afastados alguns responsáveis da empresa que eles acusam de estarem por trás de maus-tratos e despedimentos ilegais.

Outra exigência aponta o equilíbrio salarial entre nacionais e estrangeiros com a mesma qualificação profissionale uma sindicância à tesouraria da empresa

A SMC é integrada pelas empresas Endiama, ITM e Lumia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG