Links de Acesso

Sindicato de jornalistas diz que ERCA não tem papel na Carteira Profissional


Teixeira Candido, Sindicato Jornalistas de Angola
Teixeira Candido, Sindicato Jornalistas de Angola

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos rejeitou a oferta da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) em colaborar para instituir a Comissão da Carteira e da Ética do jornalistas.

Sindicato de jornalistas angolanos e ERCA em choque - 2:23
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00

Num comunicado a ERCA disse que está pronta a acelerar os esforços" para em colaboração com as associações de jornalistas, instituir a Comissão da Carteira e da Ética, acrescentando ainda estar disponível para "o mais rapidamente possível", e nas mesmas condições, ajudar a aprovar o Código de Ética e Deontologia dos Jornalistas.

O secretário-geral do sindicato Teixeira Cândido disse que compete apenas à ERCA convocar a Assembleia que vai reunir as associações profissionais que cuidará da criação da carteira “deixando que os jornalistas conduzam todo o processo”.

“A ERCA não pode pensar que as associações são subordinadas, a ERCA deve apenas convocar a assembleia e as 8 associações estão prontas para o processo de emissão de carteira”, disse.

“Não faz sentido a forma como a ERCA quer assumir este processo”, disse o dirigente sindical para quem a ERCA “é de iniciativa do estado”enquanto a Comissão de Carteira Ética “é uma entidade privada com poderes públicos … criada, eleita e constituída apenas por jornalistas”

XS
SM
MD
LG