Links de Acesso

Sindicato de Jornalistas Angolanos não quer regresso ao "período de censura"


Teixeira Cândido

Demissão de jornalista da TV Zimbo e do PCA da TPA levantam preocupações em Angola

O jornalista angolano Jorge Eurico, recentemente demitido do canal privado TV Zimbo por alegada pressão do accionista Leopoldino do Nascimento “Dino”, exigiu do tenente-general um pedido de desculpas, ao mesmo tempo que prometeu recorrer ao seu advogado caso não haja uma “solução a contento”.

As exigências de Eurico estão expostas numa carta dirigida ao Conselho de Administração da TV Zimbo e que tem estado a circular nas redes sociais, onde o profissional aborda as circunstâncias da sua demissão.

Ele diz esperar a devida compensação pelos prejuízos materiais e morais que “este despedimento político e absolutamente arbitrário me causa”.

Jorge Eurico foi demitido no passado dia 19 de Outubro por, alegadamente, editar uma notícia que dava conta da tentativa de tráfico de influência que envolve o juiz do Tribunal Supremo Rui Ferreira numa operação que pretendia soltar José Filomeno dos Santos, o filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, da Cadeia de São Paulo.

Ainda no sector da comunicação social, a exoneração de José Guerreiro da presidência do Conselho de Administração da TPA, televisão pública, terá sido precipitada e deveu-se ao conteúdo de uma reportagem divulgada à margem do discurso sobre o estado da nação do Presidente João Lourenço.

A televisão estatal elaborou uma peça sobre um alegado processo judicial envolvendo o deputado Higino Lopes Carneiro, cujas imagens sobre o tema da corrupção eram insistentemente focadas na pessoa de Manuel Vicente, como se a televisão estivesse a transmitir uma mensagem sublime.

Entretanto o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, dizesperar que essas situações não prenunciem o regresso ao “período em que o país vivia com bastante censura”.

Sindicato de jornaistas angolanos e as recentes demissões em duas estaçoes de TV - 1:43
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG