Links de Acesso

Sede de querer viver num mundo melhor motiva empreendedora moçambicana a fazer o bem


Silvia Germana, empreendedora
Silvia Germana, empreendedora

Silvia Germana, de 26 anos, é empreendedora do ramo alimentício em Maputo e tem muitos projetos para concretizar. Ela trabalha como voluntária para ajudar órfãos e pessoas carentes a melhorar as condições em que vivem.

Um exemplo do seu trabalho são as aulas de culinária que ensina na escola ou em casa. “Se a pessoa não tem condição de pagar pelas aulas, nós escrevemos a pessoa e fazemos isso por ela. Basta que tenha vontade de aprender.”

Segundo Germana, após o fim do curso o aprendiz sabe fazer pão, doce, bolo e biscoitos, portanto pronto para entrar no mercado de trabalho.

Ela explica que a sua motivação vem da sede de querer ver um mundo cada dia melhor: “Uma pessoa florindo, tendo um pãozinho, tendo uma água limpa para beber” e acrescenta: “Moçambique ainda precisa de mais voluntários que possam ajudar”.

Germana explica que não teve uma vida fácil. Começou a trabalhar com 16 anos: foi educadora no centro infantil Raio do Sol; trabalhou como recepcionista, secretária, auxiliar de contabilidade.

“Desde muito cedo eu aprendi a pensar o que posso fazer hoje para amanhã ter uma coisa minha e não reclamar do passado.” Germana conclui dizendo: “É só ter vontade”

Confira na íntegra a entrevista para saber como Silvia Germana gere o seu negócio para oferecer aulas gratuitas e ouça a mensagem que ela deixou às mulheres moçambicanas.

Entrevista com Silvia Germana
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:33 0:00

XS
SM
MD
LG