Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Conselho Nacional da Juventude tem novo presidente


Calisto do Nascimento durante o discurso de posse
Calisto do Nascimento durante o discurso de posse

Entusiasmo, motivação e energia não faltam a Calisto do Nascimento.

Calisto do Nascimento, de 24 anos, foi empossado como presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) de São Tomé e Príncipe na segunda-feira, 5 de março, no Centro Cultural Brasil-São Tomé.

“Nós estamos felizes e também muito honrados pela aposta que fizeram em nós, nesse caso em mim, para liderar esse organismo que é muito importante para a juventude são-tomense, por conseguinte para o desenvolvimento do país."

Nascimento diz que sente o peso da responsabilidade e explica que essa é a diferença entre ser candidato e ser eleito.

O novo presidente sabe exatamente o que quer fazer durante a sua gestão de três anos: descentralização do CNJ e implementação de secretarias distritais, além de aumentar a inclusão da juventude.

“Queremos que todos o jovens possam dar o seu contributo naquilo que toca os objetivos do Conselho Nacional da Juventude, e, por conseguinte, no desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.”

Calisto do Nascimento e a sua equipa estão a encontrar-se quase que diariamente para “reorganizar a casa”.

“Vamos aproveitar ao máximo daquilo que ja foi feito pelos antecessores, as antigas direções, no sentido de salvaguardar tudo de bom que já foi feito.”

Segundo Nascimento, neste momento a equipa está a trabalhar no plano de ação para este ano, o que inclui a admissão de novos membros para o CNJ e o estabelecimento de um secretário permanente. A informatização dos dados das organizações juvenis também é uma prioridade da sua gestão.
“Todas as organizações terão seus dados informatizados.”

Veja a galeria de fotos da cerimônia de posse

Nascimento, que começou bem cedo no associativismo, diz que faz com paixão o seu trabalho e aconselha todos os jovens a pertencer a uma organização estudantil.

O associativismo “ajuda nós a termos uma visão mais ampla do país e do mundo, além de ajudar a desenvolver outras capacidades, como a liderança.”

Calisto do Nascimento conta que o trabalho ligado ao associativismo de que ele mais sente orgulho de ter feito até hoje foi o de presidente da Associação dos Estudantes do Liceu Nacional.


Confira a entrevista na íntegra para saber mais sobre o plano de ação da nova gestão e sobre o associativismo .

Entrevista com Calisto do Nascimento
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:30 0:00

XS
SM
MD
LG