Links de Acesso

Professora conta experiência de estudar nos Estados Unidos com bolsa da Fullbright


Professora brasileira conta a experiência de conseguir bolsa de estudos nos EUA
Professora brasileira conta a experiência de conseguir bolsa de estudos nos EUA

Recentemente Aline Goulart Corrêa, de 32 anos, juntamente com mais 478 professores de inglês de várias regiões do Brasil, teve a oportunidade de passar seis semanas estudando nos Estados Unidos para aperfeiçoar o idioma.

De 12 de janeiro a 23 de fevereiro os professores tiveram aulas de pronúncia, cultura americana, metodologia, tecnologias para a educação. Também participaram de workshops e de diversas dinâmicas com jogos e brincadeiras capazes de ajudar a motivação dos alunos para aprender.

Corrêa passou as seis semanas do seu programa estudando na University of Texas, em Austin. Além das aulas teve a oportunidade de visitar escolas americanas e conversar com os professores. Ficou impressionada com a quantidade de materiais e de recursos que as escolas públicas têm para trabalhar com os alunos.

Também descobriu que os professores americanos enfrentam os mesmos desafios que os brasileiros, ou seja, os pais nem sempre estão envolvidos com a escola dos filhos e com a quantidade de trabalho feito em casa, já que há bastante tarefa para corrigir e aulas para serem planejadas.

Essa experiência deixou a professora aliviada e confiante depois que ela voltou ao Brasil. Ela acredita que as escolas públicas brasileiras vão conseguir alcançar o patamar das escolas americanas.

“Eu tenho esperança. Cada professor pode fazer a sua parte tornando a sua aula mais atrativa para o aluno para ele aumentar o seu conhecimemento.”

Para ela, o professor pode contribuir para a mudança dentro e fora da sala de aula, se mudar a sua prática pedagógica.
“Ele vai plantar aquela sementinha na cabecinha do aluno e vai haver uma possiblidade de mudança sim, para melhor.”

Sobre a bolsa de estudos oferecida aos professores que se qualificaram para o Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDPI), Corrêa informou que a inscrição ocorreu no ano passado com um edital da Comissão Fullbright Brasil. Nesse edital poderiam se increver professores efetivos da rede pública.
Todos os professores selecionados para o PDPI tiveram as despesas pagas pela bolsa de estudos.

Confira agora na íntegra a entrevista com a professora Aline Goular Corrêa para saber mais sobre as etapas do Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa da Fullbright, ouvir também as dicas para se preparar para o Toefl e saber sobre a bolsa de estudos que está sendo oferecida para professores brasileiros que dão aulas no ensino médio (liceu).

Entrevista com Aline Goulart Corrêa
please wait

No media source currently available

0:00 0:08:02 0:00

XS
SM
MD
LG