Links de Acesso

Republicanos garantem substituir o "Obamacare" hoje

  • Redacção VOA

Projecto é votado nesta quinta-feira

Líder da maioria republicana no Congresso diz ter votos suficientes para aprovar nova legislação

Os congressistas americanos votam nesta quinta-feira, 4, uma nova lei sobre cuidados de saúde que substitui o popularmente conhecido Obamacare, depois do fracasso da primeira tentativa de votação em Março.

"Votaremos sobre o programa de saúde amanhã porque temos votos suficientes", disse à imprensa o líder da maioria, Kevin McCarthy, no final da tarde de quarta-feira, garantindo que "passará porque é um bom projecto".

Os dirigentes republicanos e a Casa Branca negociaram com as alas moderada e conservadora do partido para elaborar um texto aceitável para a maioria.

A minoria democrata da Câmara opõe-se totalmente ao projecto, forçando os republicanos a circunscrever a cerca de 20 as possíveis defecções.

A Câmara de Representantes é integrada por 238 republicanos e 193 democratas.

Se o texto for aprovado, será votado pelo Senado nas próximas semanas, onde deve ser profundamente modificado em virtude de os republicanos não terem uma grande folga no número de senadores.

Uma versão anterior do plano republicano fracassou em Março, quando a oposição - tanto de moderados quanto de conservadores republicanos - boicotou a tentativa de seu próprio partido de acabar com o Obamacare.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG