Links de Acesso

Oito pessoas encontradas mortas no Texas, em suspeita de tráfico humano


Imagem de arquivo da actividade da polícia de imigração no Texas
Imagem de arquivo da actividade da polícia de imigração no Texas

Oito pessoas, possivelmente imigrantes ilegais que estavam a ser transportados clandestinamente para os Estados Unidos, foram encontradas mortas dentro da carroçaria de um camião de carga pesada estacionado numa loja do Walmart em San Antonio, Texas, na manhã deste domingo, 23 de Julho disseram as autoridades.

Outras 30 pessoas, muitas sofrendo com insolação e exaustão, estavam junto aos corpos na carroçaria , que não tinha ar condicionado ou água, disse o chefe do corpo de bombeiros de San Antonio, Charles Hood.

O motorista do camião foi preso e será acusado, disse o procurador do Distrito Ocidental do Texas, Richard Durbin, e os promotores públicos vão trabalhar para identificar outros responsáveis.

"Estas pessoas estavam indefesas nas mãos dos seus transportadores", disse Durbin num comunicado, acrescentando que o calor no sul do Texas é "um castigo" nesta época do ano.

"Imagine o sofrimento deles, presos numa carroçaria sufocante num calor de mais de 37 graus", disse. Eles foram vítimas de "impiedosos contrabandistas humanos, indiferentes ao bem-estar da sua frágil carga", acrescentou.

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, descreveu a situação como uma "tragédia horrível" e disse que outros suspeitos fugiram do local quando a polícia chegou.

"Vendo o vídeo, havia vários veículos que vieram e apanharam outras pessoas que estavam no camião", disse McManus.

Vinte pessoas foram levadas para sete hospitais e as suas condições variavam entre "crítica a muito crítica", disse o chefe do corpo de bombeiros. Oito outros estão hospitalizados em condições de menor gravidade, informou.

As pessoas variavam entre jovens em idade escolar a adultos na faixa dos 20 e 30 anos, acrescentou.

McManus disse que as autoridades foram levadas ao local por um homem que se aproximou de um funcionário da loja pedindo água.

McManus disse que o Departamento de Segurança Nacional juntou-se à investigação. A origem do camião é incerta, ele acrescentou.

Reuters

XS
SM
MD
LG