Links de Acesso

Moçambique vai ter plano para combater tráfico humano


Vítimas de tráfico humano em Inhambane
Vítimas de tráfico humano em Inhambane

Fenómeno ganhar contornos preocupantes no país

Moçambique já tem uma proposta de um Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas.

Trata-se de um documento que aborda as estratégias de investigação de crimes de tráfico de pessoas, a postura da polícia perante estes casos e assistência sanitária e social as vítimas do tráfico.

Moçambique vai ter plano para combater tráfico humano
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

A proposta resulta de uma iniciativa multissectorial que envolve departamentos governamentais, representantes da sociedade civil e o programa para Fortalecimento de Mídias em Moçambique.

A iniciativa surge numa altura em que Moçambique continua na mira do tráfico de pessoas para vários fins, nomeadamente trabalho forçado, prostituição e extracção de órgãos.

Em Moçambique o tráfico é muitas vezes movido pela cultura, o enriquecimento e a superstição.

Vanessa Fusco, instrutora do Programa para Fortalecimento da Midia em Moçambique, refere que a localização do país coloca-o mais vulnerável ao tráfico de pessoas.

Ela considera que o plano poderá dar uma nova direcção na prevenção e combate ao fenómeno.

O jurista Feliciano Metazama, por seu lado, recorda que o tráfico em Moçambique, está a ganhar contornos alarmantes e defende que a sociedade deve estar cada vez mais atenta.

"Actualmente as pessoas com albinismo e calvície estão em risco, mas devemos perceber que toda a sociedade corre o risco de ser traficada”, referiu Metazama, para acrescentar que a aprovação do plano de combate ao trafico é urgente.

XS
SM
MD
LG