Links de Acesso

MPLA mantem silêncio sobre possível saída de José Eduardo dos Santos


Para quando o adeus?

Partido apresenta o seu programa mas não menciona o presidente e os seus planos

O secretário-geral do MPLA, António Paulo Kassoma, apresentou em Malanje sobre o programa do seu partido abordando temas desde a necessidade do balanço do desempenho do MPLA nas últimas eleições gerais à preparação das autarquias.

Mas não fez qualquer referência a um eventual congresso extraordinário ou à saída de José Eduardo dos Santos da presidência do partido.

MPLA anuncia planos políticos sem mencionar futuro de dos Santos - 1:24
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:24 0:00

“Não podemos esquecer que o MPLA tem a elevada responsabilidade de criar todas as condições para garantir o cumprimento das promessas eleitorais que fez durante a campanha, é inevitável”, prometeu Kassoma.

A retirada de José Eduardo dos Santos da vida política, consequentemente do topo da organização, não foi mencionada no discurso de Kassoma, que reforçou a estratégia política para a satisfação das promessas eleitorais.

A permanência de Santos na liderança do MPLA tem estado a criar controvérsia dentro do partido.

A imprensa angolana noticiou recentemente que um grupo de históricos do partido escreveu recentemente a José Eduardo dos Santos a pedir que abandone a chefia do partido.

Dos Santos prometeu deixar a vida política em 2018 mas não deu até agora qualquer indicação de quando o tenciona fazer.

Em Malanje, muitos manifestam alguma incerteza sobre uma eventual nstabilidade dentro do MPLA.

O cidadão Israel da Silva, por exemplo, sugere que é tempo do partido governante solucionar a questão, evitando gerir conflitos internos no futuro.

“Entendo que é necessário que o partido e o próprio presidente José Eduardo dos Santos, de modo sábio e para o bem, quer da imagem do ex-Presidente da República, quer para o bem da estabilidade política do próprio partido, discutam bem internamente, e encontrem uma saída”, defendeu.

Em vários círculos o tema ganha dimensão e há opiniões para todos os gostos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG