Links de Acesso

Figuras do MPLA não querem José Eduardo dos Santos “a barrar” João Lourenço


Joao Lourenço e José Eduardo dos Santos em reunião do MPLA

...se Lourenço governar bem poderá concorrer como independente para o segundo mandato.

O general António França “Ndalu” encabeça um grupo de proeminentes figuras do MPLA que pede a saída de José Eduardo dos Santos da liderança do partido, escreve o jornal português Expresso, que cita fonte daquela formação.

O facto de Dos Santos, que saiu da presidência de Angola em 2017, continuar na liderança do MPLA é para o grupo um factor que pode criar obstáculos a João Lourenço, daí a sua sugestão da realização urgentemente de um congresso para mudar o cenário.

Da lista de subscritores do abaixo-assinado constam Lopo do Nascimento, João Luís Neto “Xietu”, André Pita “Petroff” e Alexandre Rodrigues “Kito”.

“Dois galos não cabem no mesmo poleiro”

Antes de elaborar o documento, o grupo terá advertido sobre o risco da continuidade de Dos Santos afectar a coesão do partido e a governação de Lourenço.

Segundo o Expresso, Lopo de Nascimento disse a propósito disso que “dois galos não cabem no mesmo poleiro”.

José Eduardo dos Santos, que liderou Angola por 38 anos, é largamente criticado por ter usado a posição para benefício da sua família, tendo chegado a colocar os seus filhos em postos chaves da economia, com realce para a chefia da petrolífera Sonangol e do Fundo Soberano.

Na concepcão da sua governação, Lourenço preteriu os préstimos de Isabel dos Santos (Sonangol) e José Filomeno dos Santos (Fundo Soberano), ambos filho do anterior presidente.

Esta e outras medidas, reporta-se, não são do agrado de José Eduardo dos Santos, que alegadamente pretende colocar outra figura na liderança do MPLA.

Por outro lado, há indicações de Lourenço estar atento.

Uma das figuras que assinaram o documento disse ao Expresso que se Lourenço governar bem poderá concorrer como independente para o segundo mandato.

João Lourenço nega tensão com José Eduardo dos Santos
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG