Links de Acesso

Morreu Elijah Cummings, congressista americano crítico de Donald Trump


Elijah Cummings
Elijah Cummings

O congressista americano Elijah Cummings, uma figura-chave no inquérito de impugnação em curso na Câmara dos Deputados, morreu aos 68 anos.

O seu escritório disse numa declaração oficial esta quinta-feira, 17, que Cummings morreu "devido a complicações de saúde de longa data."

Cummings havia dito ao jornal Baltimore Sun, no final de Setembro, que se estava a recuperar após um procedimento médico e planeava estar em Washington DC quando o Congresso retornou à sessão esta semana.

O nativo de Baltimore, Maryland, foi presidente do Comité de Fiscalização da Câmara e da Reforma do Governo, um dos painéis chaves que conduzem o inquérito de investigação de impugnação do Presidente Donald Trump.

Cummings atraiu ataques pelo Twitter do Presidente em Julho, durante audiências que examinavam as políticas de imigração da administração Trump, particularmente a situação na fronteira EUA-México.

O congressista repreendeu Kevin McAleenan, o director interino de Segurnaça Nacional, devido às condições dos centros de detenção na fronteira e por causa dos fracos registos do governo sobre o paradeiro de pais imigrantes que foram separados das suas crianças na fronteira.

Trump chamou Cummings de "bully brutal" e disse que o distrito de Baltimore do congressista é "mais perigoso".

Cummings defendeu a si mesmo, e ao distrito.

"Sr. Presidente, eu vou para casa no meu distrito diariamente. Todas as manhãs, eu acordo, e vou lutar pelos meus vizinhos. É meu dever constitucional conduzir a fiscalização do poder Executivo. Mas, é meu dever moral lutar por meus eleitores", disse Cummings.

Antes de ingressar no Congresso dos EUA em 1996, o graduado da Universidade de Howard e da Faculdade de Direito da Universidade de Maryland foi membro da Câmara dos Delegados de Maryland.

A sua biografia do Congresso diz que "dedicou sua vida de trabalho para elevar e capacitar as pessoas que ele jurou representar. "

XS
SM
MD
LG