Links de Acesso

Presidente Trump defende o seu advogado pessoal: é um "advogado maravilhoso"


Donald Trump
Donald Trump

O Presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu o seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, neste sábado como um "lendário caça criminosos" e um "maravilhoso advogado", depois de uma reportagem que dá conta da investigação de procuradores ao ex presidente da câmara de Nova Iorque, sobre se ele violou as leis de lobby nas suas negociações na Ucrânia.

Rudy Giuliani
Rudy Giuliani

O jornal New York Times informou na sexta-feira, 11 de Outubro, que procuradores federais em Manhattan estavam a investigar actividades de Giuliani em relação à Ucrânia como parte de um caso envolvendo dois dos seus sócios, Lev Parnas, nascido na Ucrânia, e Igor Fruman, nascido na Bielorrússia.

Os dois homens, que ajudaram Giuliani a investigar o ex-vice-presidente democrata Joe Biden e seu filho empresário Hunter, foram presos na quinta-feira por causa do que os procuradores norte-americanos chamaram de um esquema para canalizar dinheiro ilegalmente para um comité eleitoral pró-Trump e outros candidatos políticos.

Questionado sobre a reportagem do Times, Giuliani disse à Reuters: “Eu nunca fiz lobby por ninguém. Se eles querem questionar-me, fico feliz em provar isso. Mas eles não o fizeram".

Um porta-voz do Ministério Público de Manhattan recusou-se a comentar.

Trump semeou contudo confusão sobre o seu relacionamento com Giuliani, quando na na sexta-feira respondeu a uma pergunta sobre se ele ainda era seu advogado pessoal: "Eu não sei".

Para na manhã deste sábado publicar um tweet em defesa do advogado e dizendo que nos Estados Unidos há uma caça às bruxas.

XS
SM
MD
LG