Links de Acesso

Moçambique: Presidente Nyusi apela ao empenho efectivo pela paz


Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, fez hoje, 27 de Julho, em Maputo, um vigoroso apelo à sociedade e a confissões religiosas no sentido de aderirem aos esforços para a busca da paz, numa altura em que se afirma que interesses instalados estão a dificultar a pacificação do país.

Nyusi falava na abertura da sexta sessão do Comité Central da FRELIMO, e afirmou que "continuamos a dialogar, considerando esta como a forma mais acentuada de manter uma posição pragmática sobre o futuro deste país", destacou Filipe Nyusi.

Moçambique: Presidente Nyusi apela ao empenho efectivo pela paz
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

O estadista moçambicano reiterou o seu "contínuo empenho nos esforços para a busca da paz efectiva em Moçambique. Temos a consciência de que não é tarefa fácil, e não tem sido; dialogar é moralmente arriscado, mas acreditamos que é a coisa certa que temos estado a fazer".

Nyusi aproveitou a ocasião para apelar "a toda a sociedade e a todas as confissões religiosas a aderirem a este movimento sem esperar pelo convite formal, porque o que se pretende é encurtar o período de espera pela paz".

O apelo do estadista moçambicano surge numa altura em que se afirma que interesses instalados, não só porque as pessoas ficam ricas por causa da guerra, mas também por causa do seu protagonismo político, têm estado a dificultar os esforços para a pacificação do país.

Diz-se que algumas forças, ligadas tanto à FRELIMO como à RENAMO, não vêem com bons olhos uma solução sustentável para o conflito político-militar.

XS
SM
MD
LG