Links de Acesso

Moçambique: jovem empreendedora sonha em tornar-se grande estilista


Leonilzia Emília Manhiça, dona de salão e butique em Maputo, Moçambique
Leonilzia Emília Manhiça, dona de salão e butique em Maputo, Moçambique

Leonilzia Emília Manhiça, de 23 anos, é dona de um salão e uma butique na capital moçambicana, Maputo. É apaixonada por costura e começou a trabalhar no ramo há quatro anos. As roupas costuradas pela jovem começaram a fazer sucesso depois que a madrinha Silvia Germana a incentivou a fazer um curso de corte e costura no ano passado.

Sivia Germana, à esquerda, e Leonilzia Emília Manhiça
Sivia Germana, à esquerda, e Leonilzia Emília Manhiça

A ajuda financeira da madrinha permitiu a capacitação de Leonilzia, que agora conta com uma clientela maior, já que a qualidade das suas roupas melhorou bastante.

Em entrevista à Voz da América, a jovem empreendedora disse que não tem palavras para descrever o sentimento de gratidão pelo gesto de Silvia Germana.

Um dos trabalhos de que Leonilzia tem mais orgulho, desde que terminou o curso, foi o de costurar para várias pessoas que participaram de uma cerimónia de um casamento familiar.

“Todos não paravam de me parabenizar quando cheguei,” lembra a costureira.

Leonilzia é uma mulher batalhadora e persistente, que não tem medo do fracasso. Ela sonha em expandir os negócios e poder ter uma escola para dar aulas de costura. Também quer proporcionar oportunidades a jovens que não têm condições, e transformá-los em empreendedores. Agora está à procura de pessoas que queiram fazer parte desse projeto.

Ela sabe que ainda tem muitos desafios pela frente, mas conclui dizendo: “É uma questão de acreditar e ir em frente”.

Confira a entrevista.

Entrevista com Leonilzia Emília Manhiça
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:36 0:00

XS
SM
MD
LG