Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Presidente do CNJ busca parcerias em viagens internacionais


Presidente do CNJ de São Tomé e Príncipe a discursar na mesa redonda no 3º Festival da Juventude China-África em Pequim.
Presidente do CNJ de São Tomé e Príncipe a discursar na mesa redonda no 3º Festival da Juventude China-África em Pequim.

Entre as prioridades da gestão de Calisto do Nascimento estão: descentralização do CNJ, informatização dos dados das organizações juvenis e aumento da inclusão da juventude.

A integração dos jovens nas atividades do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) de São Tomé e Príncipe é a principal meta do Presidente Calisto do Nascimento, empossado no dia 5 de março. Em entrevista à Voz da América, Nascimento fez um balanço da sua gestão até agora.

Sobre a implementação de secretarias distritais, o presidente do CNJ disse que elas já são uma realidade, e que o distrito mais distante do país, Caué, já conta com uma comissão de jovens que está a trabalhar com o conselho.

Outra prioridade de Nascimento é a informatização dos dados das organizações juvenis. “Nós demos o primeiro passo: o secretário distrital de Mé-Zochi é engenheiro informático. Já o contactamos, e ele já trabalhou num programa para isso”. O presidente do CNJ acrescentou que as inscrições para as novas associações já começaram, bem como o processo de atualização dos dados das associações que já estavam inscritas.

Viagens internacionais

Calisto do Nascimento foi convidado recentemente pelo embaixador da China em São Tomé e Príncipe para participar do 3º Festival da Juventude China-África em Pequim. O festival, que durou oito dias, contou com a participação de 105 delegados africanos, provenientes de 54 países membros africanos do Fórum de Cooperação China-África, e 100 jovens chineses ligados a partidos políticos. O deputado Nenésio Afonso acompanhou o Presidente do CNJ na viagem.

Os participantes visitaram parques de alta tecnologia, bem como locais históricos e cênicos, e participaram de simpósios realizados em diversos locais. Nascimento teve a oportunidade de fazer um discurso em inglês sobre a integração da juventude e falar do seu ponto de vista sobre a cooperação entre a China e a África: o que a China pode fazer nos próximos anos para a juventude africana.

Presidente do CNJ de São Tomé e Príncipe, Calisto do Nascimento, em visita à China
Presidente do CNJ de São Tomé e Príncipe, Calisto do Nascimento, em visita à China

Segundo Nascimento, esta foi a primeira vez que um membro do Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe participou de um festival como esse. Ele sublinhou que o festival, além de proporcionar uma troca de cultura entre os jovens, deu oportunidade para os participantes construírem uma nova rede de contactos e criar pontes para futuras cooperações.

“Tivemos também presente a Presidente da União Pan-Africana da Juventude, que falou sobre a questão da unidade que é imprescendível para o continente e para os jovens”.

Nascimento revelou um resultado da viagem feita a Portugal em maio, ou seja, está aberta até o dia 13 deste mês a candidatura de 5 vagas para bolsa profissional em Viana de Castelo, Portugal. Para inscrever-se, o candidato deve ter idade entre 16 a 18 anos, ser membro de uma associação juvenil e ter certidão de habilitação do 9˚ ano concluído.

Para saber mais sobre os planos do Conselho Nacional da Juventude para o próximo semestre, confira a entrevista.

Entrevista com Calisto do Nascimento
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:56 0:00

Entrevista com Calisto do Nascimento
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:56 0:00

XS
SM
MD
LG