Links de Acesso

Angola: activista está preocupado com a falta de empregos para jovens que têm apenas o ensino médio


Nelson Mucazo Euclides, activista
Nelson Mucazo Euclides, activista

Nelson Mucazo Euclides critica a falta de iniciativa do Governo para resolver problemas.

O alto número de jovens desempregados em Angola, principalmente na província do Moxico, preocupa bastante o activista Nelson Mucazo Euclides, de 30 anos.

Segundo o Relatório sobre Emprego 2015/2016 divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 46 por cento dos jovens entre 15 e 19 anos estão desempregados. A província da Lunda Sul tem a taxa mais elevada (40 por cento), seguida por Cabinda (37 por cento), Moxico (31 por cento) e Luanda (25 por cento).

“No nosso país o Estado não promove ou incentiva uma iniciativa do empresariado juvenil.”

Euclides explica que a única forma de conseguir o primeiro emprego é através da função pública e acrescenta que há apenas alguns ministérios que têm publicado concursos como, por exemplo, os da Educação, da Saúde e do Interior (Polícia Nacional).

“Nesta altura estamos à espera do teste para o concurso da educação”.

Euclides critica o facto de não haver oferta de empregos e nem concursos para jovens que têm apenas o ensino médio, e diz que a maioria deles no Moxico é formada em cursos técnico-profissionais.

Ele pergunta: “Em que ano o Governo promoveu esses concursos?” E desabafa: “Quantos jovens estão sem empregos?”

Euclides lembra que a fase da juventude em Angola começa aos 18 anos e termina aos 35. “Depois de 35 não se pode mais entrar na função pública”. E mais uma vez indaga: “O que o Governo está a criar para nós ... qual será o nosso futuro amanhã?"

Euclides informa que uma manifestação nacional está programada para 21 de Julho a fim de demonstrar que a maioria da juventude está desempregada.

“Estamos a ver o nosso futuro ameaçado porque quando não se tem uma iniciativa não se faz nada. Amanhã a juventude entra na delinquência e o Governo só vai atacar porque há delinquentes, sem saber de onde vem essa delinquência."

Confira a entrevista na íntegra e não deixe de ouvir Nelson Mucazo Euclides relatar também o problema do surto da sarna na província do Moxico.

Entrevista com Nelson Mucazo Euclides
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:42 0:00

XS
SM
MD
LG