Links de Acesso

Manifestações na Ucrânia contra plano do Presidente Zelenskiy


Manifestantes marcham com um banner que: "Não à Capitulação" na praça da Indepencência de Kiev, Ucrânia, 6 de Outubro, 2019.
Manifestantes marcham com um banner que: "Não à Capitulação" na praça da Indepencência de Kiev, Ucrânia, 6 de Outubro, 2019.

Milhares de manifestantes saíram às ruas de Kiev, na Ucrânia, em protesto contra os planos do Presidente Volodymyr Zelenskiy de realizar eleições locais na parte leste do país que está sob controlo de separatistas pró-Rússia.

Os manifestantes consideram o plano uma capitulação para a Rússia.

A 1 de Outubro a Ucrânia, Rússia e os mediadores Alemanha e França assinaram uma tentativa de acordo com os separatistas sobre linhas orientadoras para a realização de eleições locais no leste da Ucrânia.

Zelenskiy descreveu o acordo como um passo intermédio necessário na cimeira com os líderes da Rússia, França e Alemanha para forçar um acordo de paz.

No cidade ucraniana de Kharkiv, no leste do país, que está sob o controlo de Kiev, cerca de 300 pessoas aglomeraram-se em frente à sede da administração regional neste domingo, para protestar contra esta eleição.

Os participantes da manifestação também anunciaram a criação do que chamam “Sede de Capitulação” que conta com várias associações públicas e políticas.

O conflito no leste da Ucrânia entre os separatistas e o governo ucraniano já tem cinco anos e já matou mais de 13 mil pessoas.

Zelenskiy prometeu que as eleições não seriam realizadas em zonas controladas por separatistas, nomeadamente Donetsk e Luhansk, até que todas as formações armadas deixem a área e a Ucrânia volte a controlar cerca de 400 quilómetros de território junto à fronteira com a Rússia.

XS
SM
MD
LG