Links de Acesso

Malanje: SIDA mata pacientes que abandonaram tratamento


Angola Malanje Waldemar Cassomve coordenador Rede de Organizações de Luta Contra SIDA (ANASO)
Angola Malanje Waldemar Cassomve coordenador Rede de Organizações de Luta Contra SIDA (ANASO)

Pelo menos 63 pessoas morreram desde Janeiro a Dezembro deste ano vítimas do Síndroma de Himunodeficiência Adquirida (SIDA) por abandonarem do tratamento com anti-retrovirais.

SIDA mata em Malanje - 1:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00


O responsável pela estatístico do Programa Provincial de Controlo do VIH/SIDA, Hionor Canda, precisou esta terça-feira, 17, que o número de doentes que abandonou a medicaçao é de 262 indivíduos.

Entre os doentes que se furtaram do tratamento em 2019, 149 são mulheres e 113 homens”, disse Canda.

Isto é um aumento em relação ao ano passado quando o total foi de 119 com 64 mulheres e 55 homens, adiantou..

Mas o numero de obitos é menor. Dos óbitos ocorridos este ano constam 53 adultos e dez crianças, entre as 202 pessoas infectadas com o VIH comparativamente o ano 2018, houve o registo de 77 mortes, dos quais 63 adultos e 14 crianças, confirmou Canda.

Os dados sobre a sero prevalência na província de Malanje foram tornados públicos num encontro organizado pela Rede de Organizações de Luta Contra SIDA (ANASO) com jornalistas de órgãos locais.

O coordenador Provincial da ANASO, Waldemar Sebastião Cassombe, que reconheceu o papel dos médias na difusão de informações de medidas profiláticas contra a patologia, anunciou que muitas associações que integravam a rede em Malanje desapareceram.

"Nós já tivemos uma série de organizações envolvidas, já tivemos uma extensão considerável a nível da província e hoje estamos muito reduzidos em termos de associações de outros grupos que intervêm à nível da comunidade", disse, acrescentandio que "mesmo assim com os poucos que temos cinco ou quatro organizações que estão activas a nível da província tem estado a dar o seu melhor, contribuindo para redução da incidência do VIH e o impacto sobre a vida das nossas populações".

A Rede de Organizações de Luta Contra SIDA (ANASO) assiste em Malanje 3.608 pessoas vivendo com VIH/SIDA com alimentos e apoio psicológico, e está a criar estratégia para junto de futuros parceiros garantir a defesa dos direitos dos sero-positivos.

XS
SM
MD
LG