Links de Acesso

Lucas Ngonda confirmado candidato à Presidência da República


Lucas Ngonda
Lucas Ngonda

Críticos continuam a contestar liderança e descrevem candidatura de palhaçada

O líder da FNLA Lucas Ngonda declara-se candidato a Presidente da República nas eleições de Angolas, mas figuras do partido que contestam a sua liderança e indicação.

Ngonda diz que é o candidato presidencial da FNLA - 2:47
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:47 0:00

O porta-voz da FNLA, Geovethy da Silva, confirmou à VOA que o Comité Central elegeu recentemente Ngondapara liderar a lista e como candidato a vice-presidente foi escolhido Pedro Mucombe Dala, secretário-geral do partido.

Geovethy da Silva disseque a lista oficial completa de pré-candidatos a deputados será apresentada apenas na próxima semana“por falta de conclusão das conferências intermédias e de base ”.

O porta-voz da FNLA qualificou de “um grupo de amigos” os membros do partido que recentemente anunciaram a suspensão de Lucas Ngonda da presidência do partido.

Em resposta,o antigo membro da direcção da FNLA , Miguel Pinto, disse à VOA que o órgão que indicou o presidente como cabeça de lista “é falso”.

Pinto que integra o grupo de militantesque decidiramafastar-se de Lucas Ngonda por supostos "desvios graves da linha política" , e sugere que o Tribunal Constitucional devia se pronunciar sobre os últimos episódios internos no partido.

O líder da FNLA, reconhecido pelo Tribunal Constitucional, foi citado como tendo afastadotodos os membros que estão na base da criação do denominado "Amplo Movimento para o Resgate da FNLA".

Em Março, o alegado presidente interino, Pedro Gomes, tinha afirmado que o afastamento de Lucas Ngonda da liderança do partido se devia à necessidade de "salvaguardar os interesses superiores do partido” apontado o presidente como “a base da discórdia no partido”.

XS
SM
MD
LG