Links de Acesso

Persistem divisões dentro da FNLA


Fernando Caculo, primeiro secretário no Kwanza Norte
Fernando Caculo, primeiro secretário no Kwanza Norte

Lider do partido em Kwanza Norte condena anunciada suspensão de Lucas Ngonda

O líder da FNLA na província do Kwanza Norte, Fernando Caculo Manuel, condenou a declaração de membros do Comité Central destituindo o presidente Lucas Ngonda.

Destituiçao de Lucas Ngonda é um erro, diz dirigente da FNLA no Kwanza Norte - 1:43
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

Caculo Manuel, membro do comité central da FNLA , disse que os mentores da suposta destituição do presidente do partido, nomeadamente António Fernandes Pedro Gomes e Ndonda Nzinga, “cometem um enorme erro” com essa declaração.

“O doutor Gomes, ao fazer isso, não está a pensar bem”, continuou, afirmando que “se o partido desaparecer” os mais afectados por isso serão os antigos combatentes da FNLA que serão impossibilitados de comprovarem o seu estatuto.

"Isso vai sobrar um dia para os antigos combatentes que vão continuar a ver os seus problemas sem solução. E se o partido desaparecer, onde esses antigos combatentes vão pegar a documentação para uma prova de vida?, perguntou.

No início do mês, uma declaração emitida em nome do Comité Central informou que o presidente Lucas Noganda tinha sido suspenso “para salvaguardar os interesses superiores do partido”.

Ngonda veio a publico mais tarde negar que isso tenha acontecido, afirmando que só ele poderia ter convocado uma reunião do Comité Cental o que não aconteceu.

A FNLA tem estado dividida entre duas facções com muitos militantes a não reconhecer o congresso que confirmou Lucas Ngonda na presidência.

XS
SM
MD
LG