Links de Acesso

Lucas Ngonda: "Sou o presidente do FNLA"


Lucas Ngonda diz não ter participado em qualquer acto do MPLA
Lucas Ngonda diz não ter participado em qualquer acto do MPLA

Acusa Fernando Pedro Gomes de ser sabotador e de não ter qualquer legitimidade

O presidente da FNLA Lucas Ngonda diz continuar à frente do partido e acusa Fernando Pedro Gomes de não ter legitimidade para convocar nenhum órgão daquela formação política.

Em entrevista à VOA, Ngonda afirma que não haverá nenhum congresso já que a direcção actual, eleita em 2015, tem mandato até 2019 e refuta acusações de que tem participado em comícios e actos do MPLA.

Lucas Ngonda: "Sou o presidente do FNLA" - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00

Lucas Ngonda diz que o partido é regido por estatutos e quem convoca o Comité Central, o Buro Político, congresso e a conferência nacional é o presidente.

Ngonda afirmou que Fernando Pedro Gomes e as pessoas que se juntaram a ele não têm nenhuma legitimidade nem para convocar o Comité Central, nem nenhum órgão do partido, com a agravante de que foram excluídas dos órgãos da FNLA

“O senhor Fernando Pedro Gomes é pura e simplesmente um sabotador que está a fazer um trabalho para impedir que a FNLA participe nas eleições”, acusa Ngonda, questionando “que legitimidade tem para convocar uma reunião do Comité Central e destituir o seu presidente”.

Ele considera que é “um trabalho de desestabilização que não tem nenhum respaldo jurídico nem político” e garante que Gomes “não reuniu nenhum Comité Central, mas sim antigos comissários que tinham sido afastados”.

Devido às declarações à imprensa, Lucas Ngonda diz que vai processar Fernando Pedro Gomes.

Quanto ao congresso há muito pedido por alguns sectores do FNLA, o presidente afirma que, de acordo com os estatutos, a direcção eleita em 2015 “vai conduzir o partido às eleições já que tem um mandato de quatro anos”.

Por agora, o Comité Central vai reunir-se nos dias 8 e 9 de Abril para preparar a FNLA para as eleições e, segundo Ngonda, “embora tudo esteja em aberto, os estatutos indicam que o presidente é o cabeça-de-lista do partido às eleições”.

Num acto público realizado no passado dia 19 em Luanda, Fernando Pedro Gomes acusou o Lucas Ngonda de participar em actos públicos e inaugurações do MPLA, e acusa-o de pretender destruir e impedir a restruturação da FNLA.

Ngonda desvaloriza as acuações e pergunta se alguém o viu em algum acto do MPLA.

“Eu não sou do MPLA, o que iria fazer lá, se não fui do MPLA na minha juventude, iria sê-lo agora”, pergunta em jeito de resposta.

XS
SM
MD
LG