Links de Acesso

Bolo gigante com garrafas de plástico assinala aniversário de Luanda


Associação Kalu celebrou 436 anos da fundação da cidade de Luanda
Associação Kalu celebrou 436 anos da fundação da cidade de Luanda

A maior parte dos monumentos estão a ruir devido ao elevado nível de degradação e outros acabam por ser demolidos para dar lugar a novos edifícios

Fundada há 436 anos, a cidade de Luanda, está a viver um processo de reorganização. No dia de mais um aniversário, os luandenses, apontam a questão do saneamento básico,o acesso a energia eléctrica, água potável e até mesmo o ensino como principais problemas enfrentados pelos seus citadinos.

Mas,no meio destes desafios, muitos cantaram os parabéns a Luanda. Um bolo inédito percorreu as ruas de Luanda.

Feito de frascos de plástico e com o desenho de um bolo de três andares, percorreu pelas ruas de Luanda, o bolo de aniversário dos 436 anos da cidade de Luanda.

O bolo itinerário, é uma criatividade da Associação Kalu, que chama atenção para a preservação do meio ambiente. O bolo despertou os olhares de muitos luandenses, disse Martins Mucaji.

O efeito do bolo foi visível logo à chegada na União dos Escritores Angolanos, local que acolheu a exposição fotográfica, da velha e nova cidade de Luanda, numa realização da associação Kalu.

Hoje dividida em sete municípios - nomeadamente Luanda, Cazenga, Viana, Belas, Cacuaco, Icolo e Bengo e Kissama - estima-se que mais de seis milhões de pessoas, segundo dados não oficiais habitam a cidade. Muitos à procura de melhores condições de vida vêem a Luanda na esperança de conseguir uma vida melhor, ressalta, Cristina Pinto, da Associação dos Naturais e Amigos de Luanda.

Exposição comemorativa dos 436 anos da fundação da cidade de Luanda
Exposição comemorativa dos 436 anos da fundação da cidade de Luanda

Luanda alberga diversos locais que se tornaram num cartão postal para muitos visitantes. A ilha, a baia de Luanda, o Museu da Escravatura, o das Forças Armadas, o Largo da Independência e o das heroínas, só para citar estes carregam histórias do país.

Mas, a maior parte destes monumentos estão a ruir devido ao elevado nível de degradação e outros acabam por ser demolidos para dar lugar a novos edifícios.

Com objectivo de preservar estes locais, um grupo de luandenses - e não só - juntaram-se e criaram a Associação Kalu.

XS
SM
MD
LG