Links de Acesso

Africa do Sul cria observatório de combate a corrupção


Khu trung tâm thương mại của Singapore bị khói mù che phủ. Khói mù do cháy rừng ở Indonesia có thể kéo dài hàng tuần hoặc lâu hơn, và đã khiến chất lượng không khí tụt xuống mức "độc hại."
Khu trung tâm thương mại của Singapore bị khói mù che phủ. Khói mù do cháy rừng ở Indonesia có thể kéo dài hàng tuần hoặc lâu hơn, và đã khiến chất lượng không khí tụt xuống mức "độc hại."

Compilar e divulgar informações e levar queixas à investigação da justiça vai ser a missão do novo orgão criado pela COSATU

A África do Sul, criou ontem uma nova organização independente para o combate da corrupção.

A correspondente da VOA em Joanesburgo Delia Robertson reporta que a organização denominada de Observatório de Corrupção vai usar a internet e as redes sociais no sentido de sensibilizar as pessoas para o combate desse flagelo.

O sítio da internet www.corruptionwatch.org.za entrou em actividade com o seu lançamento na cidade de Joanesburgo. Trata-se de uma iniciativa do COSATU – Sindicato do sector Comercial da África do Sul, que considera a corrupção como um “pernicioso cancro” no país.

David Lewis é director executivo desta nova organização independente.

“Penso que seremos no caso de virmos a ter sucesso, um centro de informação, um analisador dessa mesma informação e disseminador dessa informação para o bem publico e em particular para as organizações publicas… ser qualquer coisa que vem dos comités de rua, para os sindicatos do comércio, associações de consumidores, grupos de interesses, seja lá o que fôr.”

O centro do projecto é a internet e as redes sociais através dos quais os sul-africanos poderão falar das suas experiencias em torno da corrupção bem como pôr-se em contacto com outros e grupos de sociedade civil e mesmo com o governo sobre a matéria.

David Lewis diz que o Observatório da Corrupção vai avaliar a informação e em casos apropriados transmiti-las os órgãos competentes da justiça e seguir de perto as decisões que forem tomadas.

“Eu suponho que a implícita noção por detrás de tudo isso , é que podemos ser mais vigorosos no seguimento dos progressos das investigações ou que os promotores judiciais poderão basear-se a partir da informação que receber do observatório, em vez de ser um cidadão a reportar os casos as autoridades.”

David Lewis diz que o Observatório da corrupção vai em alguns casos exigir a protecção de direitos individuais, de grupos ou de comunidades perante a justiça.

Existem ainda muitos sul-africanos pobres e os que vivem em zonas rurais que não têm o acesso as tecnologias modernas tais como a Internet. Davi Lewis concluiu que a sua organização irá trabalhar com as comunidades que usam outras formas de comunicação tais como os sms - sistema de mensagens através dos telemóveis.

XS
SM
MD
LG