Links de Acesso

João Lourenço cria grupo de trabalho para melhorar sector petrolífero

  • Redacção VOA

João Lourenço

Dois ministros e petrolíferas têm um mês para apresentar as propostas

O Presidente angolano, João Lourenço, pediu aos ministros dos Recursos Minerais e dos Petróleos e das Finanças, Sonangol e empresas petrolíferas que lhe apresentem um plano de melhoria do sector, visando responder à “necessidade de melhorar as actuais condições de investimento na indústria de petróleo e gás, como condição relevante para o desenvolvimento futuro do país”.

O despacho, datado de 13 de Outubro, deu um prazo de 30 dias para que o grupo liderado pelo ministro dos Recursos Minerais e dos Petróleos, Diamantino Azevedo, apresente o documento que deverá ser analisado por João Lourenço.

A proposta deve desenhar um quadro de colaboração entre o Governo e as empresas petrolíferas, optimizar o processo de aprovação de investimento, orçamentos e outros documentos contratuais e melhorar o quadro de tributação aplicável às empresas do sector.

Além dos governantes citados e da Sonangol, integram o grupo de trabalho a BP Angola, Cabinda Gulf Oil Company (Chevron) Eni Angola, Esso Angola, Statoil Angola e Total E&P.

Recorde-se que a 6 de Outubro as empresas petrolíferas tinham pedido ao Presidente medidas para melhorar a competitividade do sector face aos países concorrentes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG