Links de Acesso

João Lourenço "lança" ano agrícola no Huambo


João Lourenço realiza primeira visita fora de Luanda

Activista vê com bons olhos iniciativa que pode marcar uma nova era na política de apoio ao campo

O município do Cathiungo foi escolhido para a testemunhar a abertura do ano agrícola 2017/2018, que vai também marcar a primeira deslocação de João Lourençoao interiordo país desde que assumiu a Chefia do Executivo a 26 de Setembro.

A província do Huambodispõede importantes parcelas de terras aráveis, o que terá pesado na escolha.

O director da Acção para o Desenvolvimento Agrário e Ambiente (ADRA), Belarmino Jelembi,considera que aabertura da campanha agrícola pelo Presidente da República pode marcar uma nova era na política de apoio ao campo.

Jelembi, quefoi convidado a integrar a delegação presidencial, afirma-se defensor da autonomia financeira das administrações municipaisedemaior viabilização dos circuitos de comercialização no campo.

As autoridades locais admitem que o planalto central tem condições para produzir com farturae voltar a assumir a sua condição de celeiro de Angola, fazendo da agricultura local um dos grandes contribuintes do Produto Interno Bruto Nacional.

Para a campanha agrícola 2017/2018, a aplicação de calcário dolomítico para corrigir a acidez dos solosvisandoaumentar os níveis de produção, vai ser implementadonos municípiosdo Huambo, Mungo, Cachiungo, Longonjo, Londuimbali, Caála e Bailundo, perfazendo cerca de dois mil hectares de terras aráveis.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG