Links de Acesso

Israel e Estados Unidos testam defesa antimísseis no Alasca


Sistema Arrow-3, Alasaca, 28 de Julho, 2019. (Cortesia:Minist. da Defesa do Israel)

Os Estados Unidos e o Israel dizem que os testes do sistema de defesa antimísseis desenvolvido no Alasca foram bem sucedidos.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse no domingo que os testes do “Arrow-3” dão ao seu país a capacidade de agir contra mísseis balísticos disparados do Irão e de qualquer outro local.

A Agência de Defesa de Mísseis dos EUA chamou as habilidades de interceptação da “Arrow 3” de um "grande marco".

"O desempenho foi perfeito - todos acertaram em cheio", disse Netanyahu.

Israel criou o “Arrow 3”, seu sistema mais avançado para interceptar mísseis de longo alcance, com a Boeing, fabricante americana de aviões, e lançou inicialmente em 2017.

Os interceptadores “Arrow-3” são projectados para atingir mísseis de longo alcance no espaço a uma altitude que destrua com segurança quaisquer ogivas nucleares.

Israel tem realizado uma série de testes dio “Arrow 3” nas águas costeiras do Mediterrâneo desde o ano passado.

As agências de defesa antimísseis dos EUA e Israel tinham planos de realizar o primeiro teste do “Arrow 3” sobre o Alasca em meados de 2018, mas adiaram, dizendo que precisavam de melhorar a prontidão do sistema.

Em 2017, o então vice-almirante James Syring, director da Agência de Defesa de Mísseis dos Estados Unidos, disse, no Congresso, que devido a restrições significativas no Mediterrâneo, "um dos melhores lugares para se testar (Arrow 3) é no Alasca, a partir de Kodiak (Ilha)."

O lançamento de um “Arrow 3” a partir da ilha de Kodiak permite que sobrevoe o Pacífico.

Nos últimos anos, o Irão repetidamente realizou testes de mísseis de longo alcance que o Israel e os Estados Unidos dizem ser capazes de transportar ogivas nucleares e chegar ao território do Israel.

O Irão insiste que os seus mísseis são defensivos e que o seu programa nuclear é pacífico.

Israel também expressou preocupação com o que diz ser o longo envio iraniano de foguetes e outras armas para os grupos militantes Hezbollah e Hamas, que juraram destruir o Israel.

O sistema “Arrow 3”faz parte de uma rede de defesa antimíssil do Israel que também inclui o “Iron Dome” para interceptar foguetes de curto alcance e “David's Sling” para abater mísseis de médio alcance.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG